Atendimento: (11) 4780-4050

Ressecamento Vaginal

O ressecamento vaginal é um sintoma da atrofia vaginal causada pela redução dos níveis de estrogênio na mulher durante a menopausa. Pode levar a dor durante a relação sexual e comprometer a qualidade de vida. Outros sintomas da atrofia vaginal incluem: prurido, sangramento, aumento da frequência urinária e infecções urinárias de repetição.

Durante o tratamento oncológico, a quimioterapia e a radioterapia podem levar à menopausa precoce em pacientes jovens. No tratamento de câncer de mama, a hormonioterapia que bloqueia a ação do estrogênio nas células tumorais pode exacerbar os sintomas da atrofia vaginal. Portanto, as pacientes que enfrentam o câncer apresentam sintomas da atrofia vaginal com maior frequência e em idades mais precoces.

O tratamento inicial para amenizar o ressecamento vaginal é a aplicação de hidratantes e lubrificantes vaginais a base de água. Na falha desse método, o tratamento padrão é a aplicação de estrogênio vaginal que é capaz de melhorar tanto os sintomas vaginais quanto os urinários. Porém, mesmo em pequenas quantidades, a mucosa vaginal é capaz de absorver o estrogênio e aumentar os níveis séricos desse hormônio no sangue, o que pode estimular as células tumorais. Como não há estudos que demonstrem segurança desse tratamento em pacientes com câncer de mama, é recomendado utilizar outros métodos para alívio do ressecamento vaginal.

Recentemente, estudos com laser fracionado de CO2 intravaginal demonstraram melhora nos sintomas vaginais e na função sexual de 82% a 85% dos casos após 12 semanas de tratamento. As aplicações são mensais por até 3 sessões e os efeitos do tratamento persistem por 6 a 8 meses após. Devido a não utilização de estrogênio, esse tratamento se torna atrativo para as pacientes com câncer de mama.

Tratamentos disponíveis na Neolife Bem-Estar para ressecamento vaginal:

Avaliação ginecológica

Indicações

Descrição do tratamento

Descrição do procedimento

Veja mais:

Saiba Mais

Insira seus dados abaixo para entrarmos em contato com você: