Atendimento: (11) 4780-4050

Locação da Touca Hipotérmica

Um dos efeitos colaterais mais estressantes e angustiantes para as pacientes que passam pela quimioterapia é a alopecia, isto é, a queda dos cabelos, cílios e sobrancelhas. Assim como as células tumorais que estão em replicação celular acelerada, os folículos capilares também possuem essa característica e podem ser afetados pela quimioterapia.

O uso da touca hipotérmica pode causar vasoconstrição dos vasos do couro cabeludo e redução fluxo sanguíneo para os folículos capilares, diminuindo assim o dano da quimioterapia nessas estruturas. A preocupação no uso dessa técnica é o risco de metástases no couro cabeludo, já que a vasoconstrição dos vasos reduz a penetração de quimioterapia nessa região do corpo. Porém, o risco de metástases de câncer de mama em couro cabeludo é extremamente raro, o que diminui a preocupação no uso da touca. Já em tumores hematológicos como linfoma e leucemia essa preocupação é maior.

Recente estudo randomizado com 142 pacientes com câncer de mama em tratamento adjuvante e neoadjuvante com estágio I e II que iriam receber 4 ciclos de quimioterapia, foram dividas em 2 grupos: um que receberia a touca hipotérmica a 3oC e outro sem a aplicação da touca. A aplicação da touca foi realizada 30 minutos antes do início de cada infusão de quimioterapia, durante e por 90 minutos após o término. O sucesso do tratamento era considerado quando não havia nenhuma perda do cabelo ou perda de até 50% do total de fios. Aproximadamente 35% das pacientes receberam quimioterapia baseada em taxanos (quimioterapia branca) e 65% receberam quimioterapia baseada em antracíclicos (quimioterapia vermelha). A taxa de sucesso na prevenção de queda do cabelo foi de 50,5% nas pacientes que receberam a touca hipotérmica comparado a 0% das que não receberam, com diferença significativa. A taxa de sucesso no grupo que usou antracíclicos foi de 16% enquanto no que usou taxanos foi de 59%, sendo mais eficaz nesse último grupo.

Outro estudo prospectivo em pacientes com câncer de mama em tratamento adjuvante com quimioterapia baseada em taxanos, demonstrou taxa de sucesso de 66,3% com o uso da touca hipotérmica.

Os efeitos colaterais do uso da touca hipotérmica foram na maioria das vezes leves como: cefaleia, tontura, tremores, náuseas, parestesias, prurido e úlceras na pele.

A técnica de aplicação da touca requer treinamento especializado e o seu sucesso está relacionado com a experiência do profissional que aplica.

Existem dois métodos de resfriamento do couro cabeludo: máquinas com sistema de resfriamento e toucas geladas. As máquinas apresentam a vantagem de não precisar de trocas durante a aplicação de quimioterapia, porém o custo é mais elevado. Já as toucas geladas precisam de trocas a cada 30 minutos, mas o custo é menor.

Veja mais:

Saiba Mais

Insira seus dados abaixo para entrarmos em contato com você:


 

Instagram @neolifebemestar

Contato

Rua Dr. Amâncio de Carvalho, 182 Cj. 106 e 107 Vila Mariana, São Paulo - SP

(11) 4780-4050

contato@neolifebemestar.com.br




© 2019 Copyright - Todos os direitos reservados "Mogicomp Soluções Web"