Atendimento: (11) 4780-4050

Yoga e Meditação: Oncologia Integrativa

Publicado em 04/06/2018

 

Ao receber o diagnóstico de câncer, pacientes experimentam incertezas e sofrimentos que afetam seu estado psicológico e qualidade de vida (1). Esse quadro pode permanecer durante o tratamento da doença, uma vez que é necessário enfrentar os sintomas frequentes, como os efeitos colaterais, a dor, fadiga, depressão, ansiedade, entre outros (2;3).

O yoga é uma prática integrativa e complementar, pautada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como terapia não medicamentosa, passível de ser incorporada como recurso na redução dos fatores de risco e tratamento de doenças crônicas (4). Em 2017, o Ministério da Saúde aprovou o yoga e a meditação como parte da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC) (5).

O yoga tem sua origem na Índia em torno de 3000 a.C. A palavra yoga significa unir, religar ou juntar. Yoga é a união do corpo com a mente e da mente com a alma (6;7).

Na prática de yoga trabalhamos exercícios corporais, exercícios respiratórios, relaxamento e meditação. Podemos observar vários benefícios relacionados com o equilíbrio físico, emocional e mental; tais como: alívio das tensões acumuladas no corpo, redução da ansiedade e stress, aumento da alegria e disposição, relaxamento físico e mental e melhora da concentração.

Patanjali (século II d.C.), compilador do ensinamento do yoga, define o ”estado de yoga” como a cessação dos turbilhões da mente. Assim, podemos nos encontrar em nossa real natureza, em um estado não perturbado, livre das interferências a que estamos sujeitos na vida cotidiana (8).

Dados apontam que os efeitos desta prática sobre a saúde humana são inegáveis e consideram o yoga “uma práxis da integralidade, pois trabalha com um conjunto de saberes que atuam em várias dimensões do ser humano, na prevenção e promoção da saúde” (9).

Por meio da prática do yoga, o sujeito pode desenvolver autoconhecimento e autonomia em sua vida e, consequentemente, aprimorar sua saúde em todos os aspectos, diminuindo os fatores de riscos e causas do adoecimento crônico, podendo ser útil no tratamento da doença já estabelecida (4).

Com relação à aplicação do yoga em pessoas portadoras de câncer, atualmente encontramos estudos que comprovam seus benefícios. Cecília de Castro (4) analisou sistematicamente a literatura científica e os resultados e conclusões apontadas pela maioria dos estudos analisados indicam que o yoga é um recurso terapêutico viável e favorável ao cuidado de pessoas com câncer. Entre os benefícios sugeridos pelas pesquisas se destacam: o enfrentamento e reconhecimento positivo dos pacientes diante das adaptações no estilo de vida durante o curso da doença; auxílio na realização de suas atividades diárias; aumento da qualidade de vida, diminuição do stress e desfrute de relaxamento; baixo risco da prática de yoga; satisfação dos pacientes com o programa de yoga.

 

REFERÊNCIAS
1. Patrick DL, Ferketich SL, Frame PS, Harris JJ, Hendricks CB, Levin B et al. National institutes of health state-of-the-science conference statement: symptom management in cancer: pain, depression, and fatigue, july 15–17, 2002. J Natl Cancer Inst. 2003;95:1110–1117

2. Lin K, Hu Y, Chang K, Lin H, Tsauo J. Effects of yoga on psychological health, quality of life, and physical health of patients with cancer: a meta-analysis. eCAM. 2011:1-12.

3. Smith KB, Pukall CF. An evidence-based review of yoga as a complementary intervention for patients with cancer. Psycho-Oncology. 2009;18(5):465-75.

4. Castro, Cecília Muzzetti de. Yoga e doenças crônicas: inovações no cuidado do câncer e diabetes [Dissertação – Mestrado]. Campinas (SP): Universidade Estadual de Campinas; 2013.

5. Medeiros, Alexsandro Melo. Práticas integrativas e complementares no SUS: os benefícios do yoga e da meditação para a saúde do corpo e da alma. Revista Eletrônica Correlativo v. 16, n.2 – Dezembro de 2017.

6. Siegel P, Barros NF. Terapêutica religiosa, o corpo e a saúde em yoga, ayurveda e tantra. Ciênc saúde coletiva. 2007 Dez; 12(6):1748-9.

7. Iyengar BKS. A árvore do Ioga. São Paulo: Editora Globo S. A.; 2001. 285p.

8. Silva, Gerson D’ Addio da. Curso básico de Yoga: teórico-prático. São Paulo: Phorte, 2009. 320p.

9. Siegel P. Yoga e saúde: o desafio de uma prática não convencional no SUS [Tese - Doutorado]. Campinas (SP): Universidade Estadual de Campinas; 2010.




Instagram @neolifebemestar

Contato

Rua Dr. Amâncio de Carvalho, 182 Cj. 106 e 107 Vila Mariana, São Paulo - SP

(11) 4780-4050

contato@neolifebemestar.com.br




© 2019 Copyright - Todos os direitos reservados "Mogicomp Soluções Web"