Atendimento: (11) 4780-4050

Linfedema: conheça mais sobre este problema e como tratar

Publicado em 05/07/2018

Submeter-se a um tratamento de combate ao câncer, todos sabem, é uma jornada difícil. Cirurgias, quimio e radioterapia trazem muitos efeitos colaterais que precisam de atenção e cuidados. Um deles é o linfedema, uma condição que pode aparecer em pessoas com melanoma, mulheres submetidas a mastectomia e cirurgias ginecológicas e em homens que fazem a prostatectomia. Estudos internacionais apontam que de 30 a 50% dos pacientes sofrem com o problema. É resultante da retirada das linfonodos, o que faz com que o fluido corporal não seja drenado adequadamente. “É um problema crônico e as consequências são inchaço excessivo, dor, déficit funcional, infecções de repetição, alterações estéticas e psicológicas”, diz a fisioterapeuta oncológica e linfoterapeuta Fernanda Teixeira, da Neolife Bem-Estar. O tratamento de deve ser multidisciplinar, com médicos e fisioterapia especializada.

 

“Além da fisioterapia, que inclui drenagem linfática, laser, terapia complexa descongestionante e ondas de choque (drenagem, enfaixamento e exercícios específicos), muitas vezes é necessário realizar uma cirurgia reparadora”, diz Fernanda.  “O cirurgião plástico que atende na Neolife, João Pedro Biló, tem experiência na Unifesp e os resultados são muito bons”, afirma ela. No Brasil, são poucos os especialistas aptos a tratar este problema.

 

Estudos comprovam

 

Os procedimentos realizados pelo cirurgião plástico João Biló e pela fisioterapeuta Fernanda Teixeira fazem parte da oncologia integrativa, que reúne terapias complementares a pacientes de câncer baseadas em evidências científicas. Um exemplo é a análise de 18 estudos publicada na revista científica Healthy Sience Report em outubro de 2017. O resumo mostrou que em 939 pacientes, houve reduções significativas do linfedema quando submetidos a cirurgia e intervenções complementares, como drenagem e laser. Segundo o artigo, o alívio dos sintomas foi encontrado em 50 a 100% dos pacientes, assim como a redução do número de episódios de celulite em todos os casos investigados.




Instagram @neolifebemestar

Contato

Rua Dr. Amâncio de Carvalho, 182 Cj. 106 e 107 Vila Mariana, São Paulo - SP

(11) 4780-4050

contato@neolifebemestar.com.br




© 2019 Copyright - Todos os direitos reservados "Mogicomp Soluções Web"