Exercícios Físicos - Fisioterapia Oncológica - Neolife Bem-Estar
Atendimento: (11) 4780-4050

Exercícios Físicos - Fisioterapia Oncológica

Publicado em 25/08/2020

O ganho de peso após a mastectomia ou após cirurgias pélvicas com manipulação dos linfonodos pode contribuir para o surgimento de linfedema nos membros. Além disso, a obesidade pode atrapalhar no sucesso da fisioterapia por dificultar a aplicação das modalidades de tratamento da terapia física complexa. 
 
A prática de exercícios, tanto aeróbicos quanto de resistência, é segura no pós-operatório e deve ser estimulada precocemente.
Importante revisão sistemática demonstrou que a terapia com exercícios progressivos de resistência precocemente após a cirurgia de mama não aumenta o risco de linfedema e pode ajudar na recuperação dos movimentos do braço.
 
O National Lymphedema Network recomenda a prática de exercícios aeróbicos e de resistência em pacientes com linfedema ou com risco de desenvolver linfedema, junto ao uso de luvas ou meias de compressão adequadas. 
 
1 - Stuiver MM et al. Conservative interventions for preventing clinically detectable upper-limb lymphoedema in patients who are at risk of developing lymphoedema after breast cancer therapy. Cochrane Database Syst Rev. 2015




Instagram @neolifebemestar

Contato

Rua Dr. Amâncio de Carvalho, 182 Cj. 106 e 107 Vila Mariana, São Paulo - SP

(11) 4780-4050

contato@neolifebemestar.com.br







Responsabilidade Técnica

Fernanda Aparecida Teixeira Pinto
CREFITO 121.094-F
RE: 11543-SP

© 2020 Copyright - Todos os direitos reservados "Mogicomp Soluções Web"