Câncer de estômago - fatores de risco modificáveis - Neolife Bem-Estar
Atendimento: (11) 4780-4050

Câncer de estômago - fatores de risco modificáveis

Publicado em 17/03/2021

Um detalhe importante do câncer gástrico é que a maioria dos fatores que aumentam o seu risco são modificáveis, isto é, passíveis de intervenção:
  • Infecção pela bactéria Helicobacter pylori
  • Obesidade e sobrepeso
  • Alimentos salgados, processados ou defumados
  • Tabagismo
  • Parentes de 1o grau com câncer gástrico
  • Cirurgia prévia de estômago (refluxo biliar)
 A OMS classificou o H.pylori como carcinogêncio e aumenta em 6 vezes o risco de câncer de estômago. Estudos demonstram redução significativa de câncer gástrico após a erradicação dessa bactéria.
O câncer gástrico é 3o tipo mais frequente em homens e o 5o nas mulheres. Cerca de 65% tem mais de 50 anos ao diagnóstico. Sintomas como perda de peso, perda de apetite, fadiga, sensação de estômago cheio, náuseas e vômitos persistentes e desconforto abdominal podem estar presentes tanto em gastrite/úlcera como no câncer gástrico, o que dificulta o diagnóstico precoce.
O melhor exame para diagnóstico é a endoscopia digestiva alta com biópsia. É feito com sedação e anestesia local na garganta onde é introduzida a fibra ótica para visualização do órgão.
O rastreamento com endoscopia não é recomendado, pois os estudos não demonstraram diminuição de morte com essa intervenção. Portanto, fique atento com sintomas gastrointestinais persistentes e procure um médico.
O tratamento da doença localizada é cirurgia e quimioterapia (conforme avaliação do oncologista). Na doença metastática, o tratamento é quimioterapia sistêmica. ????Novas drogas como imunoterapia, antiangiogênicos e anti-HER2 podem ser utilizadas também.




Instagram @neolifebemestar

Contato

Rua Dr. Amâncio de Carvalho, 182 Cj. 106 e 107 Vila Mariana, São Paulo - SP

(11) 4780-4050

contato@neolifebemestar.com.br







Responsabilidade Técnica

Fernanda Aparecida Teixeira Pinto
CREFITO 121.094-F
RE: 11543-SP

© 2022 Copyright - Todos os direitos reservados "Mogicomp Soluções Web"