Atendimento: (11) 4780-4050

Autoestima influencia no tratamento de pessoas com câncer

Publicado em 27/06/2018

Alguns tratamentos contra o câncer podem causar mudanças na aparência. A quimioterapia em geral leva a perda de cabelos, cílios e sobrancelhas. Também provoca pigmentação na pele. E, claro, isso diminui a qualidade de vida dos pacientes. Um estudo realizado no Hospital da Universidade de Tóquio em conjunto com o St. Luke Hospital Internacional, também em Tóquio, mostrou que esses efeitos colaterais afetam tanto a autoestima das pessoas que chegam a privá-las da vida social e das oportunidades de trabalho. Os especialistas ouviram de pacientes frases como: “eu não gosto de ver ninguém com este meu rosto pigmentado” ou “não posso ir nadar deste jeito”.

Os cientistas resolveram então adaptar técnicas de cobertura de maquiagem a fim de melhorar autoestima dos pacientes. Durante 3 meses, eles usaram um creme especial que combinava com a cor de cada um. Resultado: quase todas as alterações visíveis na pele foram ocultadas entre 43 participantes (mama, 23; tireoide, 11; estômago, 5; leucemia, 2; outros, 2). Isso melhorou a autoestima e a qualidade de vida dos pacientes a ponto de os cientistas afirmarem que é preciso dar mais atenção ao cuidado com a aparência durante e pós o tratamento. “Nossos resultados sugerem que a maquiagem é útil e importante para a vida diária dos pacientes”, apontaram.

Mas aqui vale uma pergunta: esses pacientes podem fazer maquiagem, cuidar dos cabelos, das unhas, da pele em qualquer lugar? Quem responde é o oncologista Augusto Pereira, do Hospital AC Camargo e consultor da Neolife Bem-Estar: “Quem se submete a esses tratamentos sofrem uma queda de imunidade importante e correm risco de infecção. Precisam estar nas mãos de pessoas preparadas e não podem ir a locais que não tenham assepsia correta”, afirma.

A boa notícia é que a Neolife Bem-Estar conta com uma equipe multidisciplinar treinada por especialistas certificados da Oncology Training International (OTI), do Canadá. E além da maquiagem sugerida pelos cientistas japoneses, a clínica inclui muitos outros tratamentos. Venha conferir!




Instagram @neolifebemestar

Contato

Rua Dr. Amâncio de Carvalho, 182 Cj. 106 e 107 Vila Mariana, São Paulo - SP

(11) 4780-4050

contato@neolifebemestar.com.br




© 2019 Copyright - Todos os direitos reservados "Mogicomp Soluções Web"