Parabenos dá câncer? - Neolife Bem-Estar
Atendimento: (11) 4780-4050

Parabenos dá câncer?

Publicado em 07/11/2019

O que é Parabeno?
 
Os parabenos são utilizados como conservantes de cosméticos, alimentos e medicamentos por inibirem a contaminação por bactérias e fungos. São descritos nos rótulos como: metilparabeno, etilparabeno, propilparabeno e butilparabeno. As preocupações com o seu uso vieram após a publicação de um estudo em 2004 que detectou a presença de parabenos em amostras de câncer de mama e de outros estudos demonstrando atividade hormonal semelhante ao estrogênio, o que poderia promover o desenvolvimento de câncer.
 
Quais são as evidências científicas?
 
Desde 1998, foi relatado que parabenos podem se ligar a receptores estrogênicos e estimular o crescimento de células uterinas em animais, porém apresentam afinidade de 10.000 a 1.000.000 de vezes menor que os estrógenos naturais.  Em contato com a pele, os parabenos são transformados por enzimas esterases em compostos inativos e excretados na  bile e urina. Porém, foi demonstrado a presença de parabenos intactos em amostras de câncer de mama. Pela ausência de grupo controle demonstrando maior concentração de parabenos no tumor comparado aos tecidos mamários sadios, não é possível estabelecer uma relação causal entre os parabenos e o desenvolvimento de câncer.
No Brasil, a Anvisa estabeleceu como limite as concentrações máximas de 0,4% de cada parabeno e um máximo de 0,8% de parabeno total no produto cosmético. De acordo com o Scientific Opinions of the Independent European Scientific Committee on Consumer Safety (SCCS), não existem dados suficientes para estabelecer qualquer relação entre o uso de cosméticos nas axilas e o câncer de mama.
 
Qual a conclusão?
 
Até o momento não há nenhuma evidência científica que demonstre aumento dos casos de câncer de mama por uso de parabenos nos produtos de higiene pessoal. Os parabenos são utilizados há mais de 80 anos e são considerados como um dos conservantes mais seguros e bem tolerados. Algumas alternativas seguras aos parabenos são os conservantes naturais como o extrato de semente de grapefruit, timol, cinamaldeido, acido cítrico, ácido ascórbico e extrato de alecrim.
Apesar de não haver estudos em pacientes com câncer em uso de hormonioterapia para o câncer de mama, o efeito estrogênico dos parabenos pode ser prejudicial ao tratamento. Como existem parabenos em inúmeros produtos de uso habitual, a preocupação em diminuir a exposição a essas substâncias, principalmente nesses pacientes é importante.
 
Fonte:
1. Darbre PD, Harvey PW. Parabens can enable hallmarks and characteristics of cancer in human breast epithelial cells: a review of the literature with reference to new exposure data and regulatory status. J Appl Toxicol. 2014 Sep;34(9):925-38




Instagram @neolifebemestar

Contato

Rua Dr. Amâncio de Carvalho, 182 Cj. 106 e 107 Vila Mariana, São Paulo - SP

(11) 4780-4050

contato@neolifebemestar.com.br







Responsabilidade Técnica

Fernanda Aparecida Teixeira Pinto
CREFITO 121.094-F
RE: 11543-SP

© 2021 Copyright - Todos os direitos reservados "Mogicomp Soluções Web"