Atendimento: (11) 4780-4050

Sobre o Câncer

O que é?

Câncer ou neoplasia maligna se refere a um grupo de mais de 200 doenças que têm em comum o crescimento desordenado de células que invadem tecidos e órgãos. A oncologia ou cancerologia é a ciência que estuda o câncer.

Embora existam muitos tipos de câncer, todos começam com esse crescimento anormal e fora de controle das células. Dividindo-se rapidamente, estas células tendem a ser agressivas e incontroláveis, determinando a formação de tumores invasivos.

Atualmente o câncer não é mais uma sentença de morte, muitos pacientes são tratados com sucesso, principalmente quando a doença é diagnosticada precocemente e tratada por um especialista. Porém, os cânceres que não são tratados ou que são diagnosticados tardiamente podem causar morbidades e morte.

Metade dos homens e 1/3 das mulheres irão desenvolver câncer em algum momento de suas vidas.

Globalmente, existem milhões de pessoas que já tiveram câncer ou estão vivendo com câncer. Podemos reduzir o risco de desenvolver vários tipos de câncer com mudanças no estilo de vida como: não fumar, limitar o tempo de exposição ao sol, praticar exercícios físicos regularmente e manter uma alimentação saudável são alguns exemplos de um novo comportamento.

Também existem exames de rastreamento, que podem ser realizados para detecção de alguns tipos de câncer como: próstata, mama, cólon e colo de útero. Esses exames favorecem o diagnóstico precoce da doença com melhores chances de cura do que quando detectada em estágios mais avançados.

Como o câncer se espalha?

As células neoplásicas podem se espalhar para outras partes do corpo e formar novos tumores, a partir do momento em que entram na corrente sanguínea ou nos vasos linfáticos do corpo.

Ao longo do tempo, os tumores substituem os tecidos normais e prejudicam o funcionamento de órgãos vitais como pulmão, fígado e sistema nervoso central. Esse processo de disseminação do câncer é denominado metástase.

Como os cânceres se diferenciam?

Os diferentes tipos de câncer se originam a partir dos diversos tipos de células do corpo.

As principais categorias de câncer incluem:

Independente do local para onde a doença se espalhou, o tipo de câncer leva o nome do local onde se originou. Por exemplo, o câncer de mama que se disseminou para o fígado é denominado câncer de mama metastático, e não câncer de fígado. Da mesma forma, o câncer de próstata que se espalhou para os ossos é chamado de câncer de próstata metastático, e não tumor ósseo.

Diferentes tipos de câncer podem se comportar de formas distintas. Por exemplo, o câncer de pulmão e o câncer de pele são doenças muito diferentes, que se desenvolvem de formas diferentes e respondem a distintos tipos de tratamentos. Por essa razão os pacientes com câncer precisam de orientação de um oncologista para receber o tratamento adequado para seu tipo de câncer.

Fontes: AC Camargo Câncer Center; NIH (National Cancer Institute); SBCO (Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica); INCA (Instituto Nacional de Câncer); Instituto Oncoguia.

Veja mais:

Saiba Mais

Insira seus dados abaixo para entrarmos em contato com você:


 

Instagram @neolifebemestar

Contato

Rua Dr. Amâncio de Carvalho, 182 Cj. 106 e 107 Vila Mariana, São Paulo - SP

(11) 4780-4050

contato@neolifebemestar.com.br




© 2019 Copyright - Todos os direitos reservados "Mogicomp Soluções Web"