Atendimento: (11) 4780-4050

Fatores de Risco

O processo de formação do câncer é chamado de carcinogênese. Normalmente ocorre lentamente e pode levar vários anos para que uma célula neoplásica prolifere e dê origem a um tumor visível nos exames de imagem como radiografias, tomografias e ressonância magnética.

A carcinogênese é um processo altamente complexo do qual participam fatores de risco hereditários (fatores internos) e fatores de risco ambientais (fatores externos). Esses dois fatores causais estão relacionados e podem interagir de muitas maneiras, aumentando a probabilidade de células normais se transformarem em malignas.

Possíveis causas do câncer

Fatores Externos: relacionam-se ao meio ambiente e aos hábitos ou costumes próprios de nosso ambiente social e cultural

Fatores Internos: são, na maioria das vezes, hereditárias e estão ligadas à capacidade do organismo de se defender das agressões externas

Conhecemos bem alguns desses fatores: a exposição excessiva ao sol pode causar câncer de pele, o cigarro pode causar câncer de pulmão e alguns vírus podem causar leucemia. Há muitos outros fatores sendo estudados, como alguns componentes dos alimentos que ingerimos e o envelhecimento, que ocasionam mudanças nas células e aumentam a sua vulnerabilidade à transformação maligna. Como as células das pessoas idosas foram expostas por mais tempo aos diferentes fatores de risco para câncer, isso pode explicar a maior incidência de câncer nas pessoas mais velhas. Apesar de muito estudo e pesquisas, vários outros fatores ainda são completamente desconhecidos.

Os fatores de risco ambientais de câncer são denominados cancerígenos ou carcinógenos. Esses fatores atuam alterando a estrutura genética (DNA) das células. O DNA é um composto orgânico cujas moléculas contêm as instruções genéticas de todas as células de cada um de nós.

São raros os casos de cânceres que se devem exclusivamente a fatores hereditários, familiares e étnicos, apesar de o fator genético ter um importante papel na formação de tumores. Alguns tipos de câncer de mama, estômago e intestino parecem ter um forte componente familiar, embora não se possa afastar a hipótese de que os membros da família tenham sido expostos a um fator de risco ambiental comum, assim como determinados grupos étnicos parecem estar protegidos de certos tipos de câncer.

Além disso, o surgimento do câncer depende da intensidade e duração da exposição das células a agentes que podem causar câncer. Por exemplo, o risco de uma pessoa desenvolver câncer de pulmão é diretamente proporcional ao número de cigarros que fuma por dia e ao número de anos que ela vem fumando.

Como diminuir o risco de ter câncer

Fontes: AC Camargo Câncer Center; NIH (National Cancer Institute); SBCO (Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica); INCA (Instituto Nacional de Câncer); Instituto Oncoguia

Veja mais:

Saiba Mais

Insira seus dados abaixo para entrarmos em contato com você:


 

Instagram @neolifebemestar

Contato

Rua Dr. Amâncio de Carvalho, 182 Cj. 106 e 107 Vila Mariana, São Paulo - SP

(11) 4780-4050

contato@neolifebemestar.com.br




© 2019 Copyright - Todos os direitos reservados "Mogicomp Soluções Web"