Neolife Bem-estar

Drenagem Linfática

O linfedema pode ser definido como o acúmulo anormal de proteínas no espaço intersticial, edema e inflamação crônica de uma extremidade. É o resultado da sobrecarga funcional do sistema linfático, no qual o volume de linfa excede o seu transporte pelo capilares e coletores. É uma doença crônica, progressiva e geralmente incurável que causa aumento do volume do membro e pode desfigurar a imagem corporal. Isso leva tanto a distúrbios de função do membro acometido quanto a transtornos psicológicos nos pacientes.

A manipulação do sistema linfático durante a cirurgia oncológica é a maior causa de linfedema nos pacientes com câncer, ainda mais quando é necessário a aplicação de radioterapia adjuvante. Obesidade e infecções de pele podem contribuir para o surgimento de linfedema. Técnicas como a biópsia do linfonodo sentinela e abordagens menos agressivas vêm diminuindo a incidência do linfedema.

Sendo assim, a fisioterapia deve ser incluída precocemente na assistência pós-cirúrgica dos pacientes submetidos a cirurgia oncológica, contribuindo para a prevenção de complicações, reabilitação funcional e melhora da qualidade de vida.

O linfedema é diagnosticado de forma clínica por meio de anamnese e exame físico. Exames de imagem podem auxiliar o diagnóstico como: linfocintilografia, ressonância magnética, tomografia computadorizada e ultrassonografia com doppler.

As principais terapias de redução do linfedema incluem: a drenagem linfática manual (DLM), terapia física complexa (TFC), compressão pneumática (CP) e terapia com laser de estimulação elétrica de alta voltagem. Novos tratamentos com ultrassom e laser de baixa potência têm demonstrado resultados promissores.

Na Neolife Bem-Estar, contamos com a integração de vários profissionais para o tratamento do linfedema. A abordagem multidisciplinar envolvendo cirurgião vascular, oncologista, fisioterapeuta e psicólogos é fundamental para o sucesso do tratamento.

Neolife Bem-estar. - 2017. Todos os direitos reservados
Desenvolvido por Link9 & Medconsulting