Sobre o Câncer

Home  »  Sobre o Câncer

O que é?

Câncer ou neoplasia maligna se refere a um grupo de mais de 200 doenças que têm em comum o crescimento desordenado de células que invadem tecidos e órgãos. A oncologia ou cancerologia é a ciência que estuda o câncer.

Embora existam muitos tipos de câncer, todos começam com esse crescimento anormal e fora de controle das células. Dividindo-se rapidamente, estas células tendem a ser agressivas e incontroláveis, determinando a formação de tumores invasivos.

Atualmente o câncer não é mais uma sentença de morte, muitos pacientes são tratados com sucesso, principalmente quando a doença é diagnosticada precocemente e tratada por um especialista. Porém, os cânceres que não são tratados ou que são diagnosticados tardiamente podem causar morbidades e morte.

Metade dos homens e 1/3 das mulheres irão desenvolver câncer em algum momento de suas vidas.

Globalmente, existem milhões de pessoas que já tiveram câncer ou estão vivendo com câncer. Podemos reduzir o risco de desenvolver vários tipos de câncer com mudanças no estilo de vida como: não fumar, limitar o tempo de exposição ao sol, praticar exercícios físicos regularmente e manter uma alimentação saudável são alguns exemplos de um novo comportamento.
Também existem exames de rastreamento, que podem ser realizados para detecção de alguns tipos de câncer como: próstata, mama, cólon e colo de útero. Esses exames favorecem o diagnóstico precoce da doença com melhores chances de cura do que quando detectada em estágios mais avançados.

 

Como o câncer se espalha?

As células neoplásicas podem se espalhar para outras partes do corpo e formar novos tumores, a partir do momento em que entram na corrente sanguínea ou nos vasos linfáticos do corpo.

Ao longo do tempo, os tumores substituem os tecidos normais e prejudicam o funcionamento de órgãos vitais como pulmão, fígado e sistema nervoso central. Esse processo de disseminação do câncer é denominado metástase.

 

Como os cânceres se diferenciam?

Os diferentes tipos de câncer se originam a partir dos diversos tipos de células do corpo.

As principais categorias de câncer incluem:

  • Carcinoma: câncer com origem na pele ou nos tecidos que revestem ou recobrem os órgãos internos. Existe um número de subtipos de carcinoma, incluindo adenocarcinoma, carcinoma de células basais, carcinoma de células escamosas e carcinoma de células de transição.
  • Sarcoma: câncer com origem no osso, cartilagem, gordura, músculo, vasos sanguíneos ou outro tecido conjuntivo ou de suporte.
  • Leucemia: câncer com origem no tecido produtor de sangue, isto é, medula óssea, que provoca um grande número de células anormais circulantes na corrente sanguínea e prejuízo na produção das outras células como hemácias, leucócitos e plaquetas.
  • Linfoma e mieloma: cânceres com origem nas células do sistema imunológico.
  • Glioma e menigeoma: cânceres com origem nos tecidos do sistema nervoso central e da medula espinhal.

Independente do local para onde a doença se espalhou, o tipo de câncer leva o nome do local onde se originou. Por exemplo, o câncer de mama que se disseminou para o fígado é denominado câncer de mama metastático, e não câncer de fígado. Da mesma forma, o câncer de próstata que se espalhou para os ossos é chamado de câncer de próstata metastático, e não tumor ósseo.

Diferentes tipos de câncer podem se comportar de formas distintas. Por exemplo, o câncer de pulmão e o câncer de pele são doenças muito diferentes, que se desenvolvem de formas diferentes e respondem a distintos tipos de tratamentos. Por essa razão os pacientes com câncer precisam de orientação de um oncologista para receber o tratamento adequado para seu tipo de câncer.

Fontes: AC Camargo Câncer Center; NIH (National Cancer Institute); SBCO (Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica); INCA (Instituto Nacional de Câncer); Instituto Oncoguia.

Preencha o formulário abaixo e em breve entraremos em contato com você:


Neolife Bem-estar. - 2017. Todos os direitos reservados
Desenvolvido por Link9 & Medconsulting